As sociedades são um dos modelos de negócios mais comuns dentro do mundo empresarial. De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, apesar de ser um modelo muito promissor e que oferece ótimos resultados, é preciso compreender e respeitar os limites de cada sócio e o papel que desempenham na empresa. Confira os diferentes modelos de ser um sócio com a leitura desse texto!
Sobre as sociedades: Capital Social e Contrato
Para entender melhor sobre as sociedades e os tipos de sócios que podem existir, é preciso compreender o que é o Capital Social e o Contrato Social. De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, o capital se refere a todos os recursos que foram investidos pelos sócios para compor o patrimônio total de determinada empresa. Já o contrato é o documento que define os papéis de cada sócio dentro dos negócios.
Ou seja, é possível que dentro de uma sociedade os sócios desempenhem tarefas e responsabilidades diferentes, bem como rendimentos distintos. Por isso, Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita que é necessário que todos os envolvidos entendam exatamente qual a sua função e os direitos sobre os negócios, para que não haja problemas que prejudiquem a empresa. Confira os três tipos de sócios a seguir!
- Proprietário
Um dos tipos mais comuns de sócio é o chamado sócio proprietário, especialmente por ser um dos mais diferentes. Quem assume esse papel tem direitos sobre a empresa e seus rendimentos, podendo participar ou não das decisões sobre os negócios e movimentações no mercado. No entanto, esse é um papel considerado muito mais prestigioso, já que os sócios proprietários acabam assumindo outras funções.
- Cotista
O sócio cotista é aquele em que sua participação é restrita à distribuição dos lucros da empresa. Dessa maneira, sócios como esse não têm direito a participação ativa nas decisões relacionadas ao administrativo da empresa. Segundo o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, como um determinado sócio investiu capital na empresa, ele tem direitos sobre os rendimentos, mas não atua em sua gestão.
- Administrador
Por fim, o sócio administrador é aquele que, como o próprio nome já indica, participa ativamente das decisões e demais atividades administrativas dentro dos negócios da sociedade. Assim, esses sócios serão os responsáveis por conduzir a empresa, responder pelas ações da marca, gerenciar o dia a dia de trabalho e, até mesmo, assinar os principais documentos da empresa.
Seja um sócio de sucesso
Apesar de ser um negócio muito comum, para que uma sociedade funcione da maneira ideal é preciso que os sócios trabalhem em conjunto para o sucesso. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, algumas das habilidades mais interessantes para facilitar esse processo são: a boa comunicação, respeito, capacidade analítica, liderança e a incrível habilidade de resolução dos conflitos.